Você está aqui
Home >

O Guaratinguetá White Cranes foi fundado em 2009, por 3 munícipes amantes do futebol americano, Rodrigo Soares, Adriano Drake e Felipe Pazzini, com o propósito de criar uma equipe para competições, além de praticar o esporte que tanto admiram.

Por não terem a verba necessária para praticar o esporte profissionalmente, com todos os equipamentos necessários como capacete, ombreiras, calças apropriadas e todo o restante, optaram por praticar a modalidade Flag football.

As regras básicas do Flag são parecidas com as do jogo profissional, mas em vez de ter contato físico direto, com intenção de derrubar o jogador com a posse de bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar um down (ou descida, tentativa de avanço de um time durante o ataque). Os jogadores usam um cinto onde duas flags estão presas por um velcro.

Desde sua criação, o time já disputou jogos amistosos, sendo o primeiro jogo em casa, em maio de 2012, contra o Volta Redonda Falcons. Também participou do Campeonato Regional, Vale Bowl, em 2013 e do Campeonato Paulista de 2015.

No começo, todos estavam empenhados em erguer o time, porém, após o primeiro resultador ruim no campeonato Vale Bowl, muitos jogadores abandonaram a equipe. No entanto, os treinos continuaram mesmo contando algumas vezes com três jogadores apenas.

No início de 2015, o atual técnico, Caio Ramos, decidiu inscrever o time no Campeonato Paulista, mesmo sem ter a equipe completa. Essa atitude fez com que o time se reerguesse e ter o formato que se encontra hoje.

No primeiro semestre de 2016 a equipe disputou a segunda edição do Vale Bowl, ficando em 3º lugar, em uma partida contra o São José Jets, realizada em Taubaté. Ainda, neste mesmo ano, está disputando o Paulista.

Hoje a equipe segue em busca da profissionalização, contando com cerca de 45 jogadores, divididos nas equipes de Ataque, Defesa e Time especial. A equipe conta ainda com a estrutura de diretoria executiva, conselho fundador, um conselho disciplinar e uma comissão técnica.

Top